domingo, 4 de janeiro de 2015

Primeiro Esbat do ano: Lua do Lobo

Os lobos uivam principalmente para chamar o seu grupo para a caça.
Uivam com muita mais freqüência em noites de Lua cheia porque o clarão do luar é uma condição altamente propícia para localizarem as suas presas. Depois da caçada, o som serve também para reunir novamente o bando: os lobos são capazes de se reconhecer pelo uivo de cada um.


A outra função do uivo, idêntica à dos cães, é marcar território. Dois grupos que pretendem ocupar a mesma região podem deduzir o tamanho do bando rival: a diversidade dos uivos revela o número de animais.

O lobo pode ser feroz, matando algumas vezes mais ovelhas ou veados do que os que é capaz de comer. Daí estar em vias de extinção por ser muito procurado por caçadores.

Vive em grupos ou alcateias, com estruturas hierárquicas e normas sociais definidas. Uma alcateia geralmente tem cerca de 12 animais, incluindo pais, filhos e parentes adultos.

São astutos a caminhar pela neve, onde cada animal põe as suas patas exactamente sobre as pegadas do que vai à frente.

Na caça colaboram entre si com estratégias que revelam a sua grande inteligência.

Os lobos acasalam na Primavera e no Verão, permanecendo juntos o resto da vida. Dois meses depois do acasalamento nascem entre 3 a 9 filhotes. Entre as 4 e as 6 semanas são desmamados, e os pais vão-lhe dando comida. Entretanto vão aprendendo a caçar, permanecendo na família até que cresçam. 

No ambito dos mistérios; o lobo é um animal de poder ligado aos efeitos lunares. Ao uivar para a lua cheia, simbolicamente, o lobo desperta-nos novas idéias, até então, ocultas  da mente consciente. A transformação do homem em lobo em noite de lua cheia representa o contacto com o lado sombrio da alma que desperta os instintos básicos do homem.

Os povos indigenas davam nomes às luas para poderem ter uma referência de tempo e calendário. A lua de Janeiro é a do Lobo também é chamada de Lua da Neve, Lua do Pequeno Inverno, Lua Fria.

Esta é a época  de transição do tempo claro para o escuro, para novamente alcançar a luz do Sol.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja mágico!!