quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Halloween, o Samhain pagão


O Halloween é uma festa comemorativa celebrada no dia 31 de outubro principalmente nos E.U.A., para nós, a véspera do Dia de Todos os Santos. Mas esta tradição remonta ao paganismo celta e druida.

Assim no dia 31 comemorava-se a passagem do ano pagão: Samhain, e agradecia-se as boas colheitas. Acendia- se uma grande fogueira por se achar que o fogo iria ajudar o sol durante o inverno.

A tradição propriamente dita do Halloween deve-se à crença que na noite de 31 os espiritos procuravam corpos de pessoas vivas para habitarem. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte. Então os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos nas suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Vestiam roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que os queriam possuir.

É no Samhain que o véu que separa o nosso mundo e o 'outro' é mais tenue. E por isso altura para lembrar com amor aqueles que partiram para o outro lado: a Festa Ancestral. Toda a família, ou grupo, reune-se para lembrar os que já partiram com uma ceia em silêncio e deixando um lugar à mesa para os ansiãos, servindo-lhes pratos como se eles estivessem presentes.

É tradição deixar uma vela acesa na janela da casa para ajudar a guiar os espíritos que vieram ao nosso mundo neste dia, para que possam encontrar o caminho de volta.

A prática mais famosa é sem duvida as aboboras . Elas era utilizadas como mascaras por aqueles que precisavam de sair durante a noite de Samhain. Acreditava-se que as sombras das aboboras , tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos os seres do outro mundo.

Máscaras de abóboras também eram colocadas à porta de entrada para proteger toda a casa.

 Actividades para o Samhain, a noite de Halloween:
- Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia.
- Queimar papeis com pedidos que queremos ver realizados.
- Fazer uma abobora.
- Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia.
- Lembrar junto de fotos os entes queridos que já partiram.
- Comer e Beber: maçã, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata.

Blessed be this Samhain!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja mágico!!