segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Brincando com as nuvens


As nuvens podem ser facilmente divididas em quatro categorias : nuvens altas, nuvens médias, nuvens baixas e nuvens com crescimento vertical.

Também são identificados pela sua forma. Cumulus, um "monte" de nuvens. Stratus, são nuvens longas e entremeadas. E nimbus têm a forma forma de "chuva".

*foto google

Também se dividem em altas, medias e baixas. As primeiras normalmente são apenas vistas nas montanhas ou da janela dum avião. Daí serem muitas vezes portadoras de gêlo e de não taparem o sol.
São elas:
CIRRUS, brancas e fragmentadas. Bom tempo!!
CIRRUCUMULUS, pequenas, finas, no inverno indicam bom tempo mas frio!!!
CIRRUSTRATUS, uma camada de nuvens que deixam passar a luz, vê-se um anel à volta do sol/lua.

As médias, normalmente bloqueiam a luz do sol/lua e são portadoras de água ou gêlo.
ALTOCUMULUS,é por deinição o céu nublado, caracteriza-se por ondas, pequenos pufos de nuvens brancas ou cinzentas. É indicador de tempo frio e se aparecem de manhã poderá haver trovoada ao fim do dia.
ALTOSTRATUS, camada uniforme de nuvens cinzentas onde dificilmente se vê o sol/lua. Indicadoras de chuva/neve constante.


As baixas trazem precipitação e vento.
STRATOCUMULUS, são nuvens de baixa altitude e cinzentas. Elas trazem precipitação de fraca intensidade. Elas também não cobrem todo o céu e tendem a formar linhas.
STRATUS, nuvens solidas, baixas que tapam completamente sol ou lua. Chuva em abundancia. São muitas vezes formadas quando o nevoeiro levanta.
NIMBUSTRATUS, nuvem tipica de chuva camada densa com pouca diferenciação.

As verticais com uma base muito baixa e um cume muito alto.
CUMULUS, são geralmente nuvens que parecem algodão. Mau tempo e se crescerem muito em altitudde, tempestade!!
CUMULONIMBUS, nuvens altas espessas portadoras de gelo, ventos, trovoadas, tempestades.. tornados!! Assumem a forma de um cogumelo.

Nos primeiros tempos o melhor é com as caracteristicas aqui descritas tentar identificá-las com ajuda de fotos na internet e então comparar com as nuvens que podem vizualizar nesse dia.

Boa sorte!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja mágico!!