terça-feira, 4 de novembro de 2014

O inverno na serra..

Parece que o Inverno chegou e temos que pensar no aquecimento. Aqui em casa tentamos aproveitar o forno e a cozinha quente. Dois em um, cozinhamos e aquecemos. Lenha para a lareira e muitas mantas fofas e peludas. Sinceramente , como do desumificador não nos podemos livrar, tentamos usar os metodos naturais de aquecimento . O conforto é importante. Perder o bem estar na nossa casa não pode acontecer por isso usamos lençois de flanela ou polares e/ ou pijamas do mesmo material. Sacos de cereais ou alfazema quentes. Camisolas interiores termicas e porque não ceroulas. Meias e camisolonas que tradicionalmente chamamos dos Pescadores.
Uma das obras que decidimos investir foi numa lareira no quarto!!
Há muito que optámos por uma vida mais simples e claro que para além da nossa realidade economica ser bem diferente , tem também que haver uma coerencia na filosofia. Não adianta sair das grandes cidades, para continuar com o mesmo modo de vida consumista. Por exemplo reunir com amigos à volta duma fogueira também nos mantem quentes e com a companhia duma guitarra e dumas histórias é um serão dos mais bem passados.
Lá fora também chegámos à conclusão que o melhor era sair estilo cebola, ou seja , com várias camadas. Aqui na serra há várias temperaturas, serra sul, mais perto do mar, serra interior, serra vila, serra vale , serra cume, enfim.. por vezes vamos andando e despimos, vestimos.. o importante é manter-nos quentes e a cima de tudo protegidos da humidade em todas as circunstancias se não facilmente uma dor numa articulação/ musculo/ osso aparece. O pescoço, a cervical e a lombar SEMPRE prioritariamente acarinhados com camisolas de gola alta, cachecois, casacos de pêlo até às ancas e não só até a cintura e por vezes encharpes enroladas á cintura. Finalmente mas não menos importantes , as nossas extremidades. Umas meias de lã altas!! não as que terminam nos tornezelos, as botas milagrosas com pelo por dentro e luvas com ou sem dedos para quem dá jeito. Gorro a tapar as orelhas .
A ultima camada é sempre impermiavel, já não com a função de aquecer mas de não arrefer com a chuva ou neve.
Um bebida quente aquece sempre e conforta e o melhor de tudo, keep on moving , acelerar o metabolismo aquece de graça. Nada como uma caminhada nos dias solarengos de inverno com muito creme hidratante para proteger a nossa pele da aridez do frio e vaselina para os labios.

E aí vamos nós para os 4 meses mais frios do ano, Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja mágico!!